Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será neste sábado, 17

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em crianças e adolescentes será neste sábado, dia 17 de outubro, das 8h às 17h. Todos os Centros de Saúde estarão abertos, além de postos extras com horários especiais. O prefeito Jonas Donizette falou sobre a campanha na live desta sexta-feira, dia 16. Os endereços podem ser consultados no link: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/eventos/eventos_2020/campanha_multivacinacao/locais_vacinacao.htm.

Segundo o prefeito Jonas Donizette “é um dia em que chamamos a atenção da população para que papais e mamães levem seus filhos aos Centros de Saúde e atualizem as cadernetas de vacinação”.

A previsão é que 1.800 profissionais atuem no Dia D. Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, é muito importante a participação das pessoas nesta campanha. A meta é vacinar 95% do público-alvo, 73.942 crianças. “Estamos com toda a nossa rede mobilizada e mais alguns postos vinculados. Temos um alvo, mas se vacinarmos 60 mil crianças já estamos muito satisfeitos. É um dia cívico no qual a sociedade pensa nisso e o pai levanta e diz ‘vou cumprir a minha obrigação’”, afirmou.

A Campanha começou em 5 de outubro e segue até o dia 30. Ela tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país; facilitar o acesso às vacinas; atualizar a situação vacinal; aumentar as coberturas vacinais; e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.

Quem pode se vacinar

A vacina contra a pólio é para crianças de 0 a 4 anos. São 58.803 crianças de 1 a 4 anos que recebem a gotinha e 15.139 crianças que recebem a dose injetável. A maior parte da população infantil de Campinas está nas regiões Noroeste, Sudeste e parte da Sul.

Já a multivacinação quer atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada para esta faixa etária. Entre as vacinas estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral e pentavalente.

É importante levar a carteirinha de vacinação.

Para evitar aglomerações, será permitido apenas um acompanhante por criança e adolescente a ser vacinado. As salas de vacina foram organizadas com protocolos de higienização e para manter o distanciamento social. Pessoas com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 ou ainda aquelas que foram expostas a casos suspeitos ou confirmados não devem comparecer às unidades de saúde.

Balanço

Desde o dia 5 de outubro até esta quinta-feira, 15 de outubro, já foram aplicadas 4.678 doses de vacina contra a Poliomielite.

Com relação à Multivacinação, 3.421 crianças e adolescentes receberam vacina no mesmo período.