Banner que leva para o site da Vacina.campinas.sp.gov.br
 

Perguntas e Respostas da Fase Verde

Não há limitação de horário. Desde que adotadas todas as medidas de distanciamento, proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários e limitar a capacidade em 60% com controle de acesso e fluxo de pessoas evitando aglomeração.

Sim, desde que adotadas todas as medidas de proteção previstas nos protocolos sanitários. Não é permita a realização de campeonatos ou evento esportivo.

Sim, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento, proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários. Não é permita a realização de campeonatos ou evento esportivo.

Sim até as 22:00h, e desde que adotadas todas as medidas de distanciamento, proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários.

  • São permitidos somente os brinquedos individuais e coletivos passíveis de higienização antes/após cada uso (Ex. gangorra, gira-gira, escorregador, balanço etc.).

  • É proibido o uso de brinquedos individuais ou coletivos para os quais não seja viável manter as medidas de higiene antes/após cada uso (Ex. brinquedos de tecido, massinha, etc.) e o distanciamento (Ex. piscina de bolinhas, “brinquedão”, cama elástica, etc.).

  • As crianças maiores de 2 anos devem utilizar máscara, com exceção dos casos especiais como por exemplo: criança com espectro autista e/ou com Deficiência Intelectual.

  • Lembrando que devem ser adotadas todas as medidas de distanciamento, proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Sim, exceto durante a prática de atividades aquáticas (natação, mergulho). E, devem ser adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Depende:

•     São permitidas apenas para as lutas que mantêm o adversário a distância, modalidades esportivas em que os contatos físicos são fugazes (rápidos) como, por exemplo, Tae kwon do e Kung Fu. Porém, é obrigatório adotar as medidas de distanciamento, uso da máscara de proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários, bem como respeitar as especificidades de conduta de cada modalidade.

•     Há restrições para lutas de contato direto, modalidades de lutas caracterizadas por contato físico permanente, muito próximo em um longo período de tempo, maior superfície de contato, exemplo do judô, jiu jtsu e outras com mesmas características. Para essas modalidades são permitidos apenas treinos individualizados.

Não está permitido nenhum tipo de público durante a realização de jogos; nem aglomerações em frente dos estádios.

Nesta fase amarela, o uso recreativo da piscina em clubes não é autorizado.

Em condomínios faz-se necessário a contenção do risco de transmissão entre os moradores e por isso o uso de piscina não é recomendado entre pessoas que não são de convivência na casa e torna-se obrigatório o controle de acesso.

NÃO. As informações que circulam nas redes sociais de que o uso de termômetros infravermelhos traria riscos aos seres humanos SÃO FALSAS.

Sim, desde que garantido 5 metros quadrados por pessoa, e sejam adotadas todas as medidas de proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários. Não é permitida a realização de campeonatos ou evento esportivo.

NÃO. O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto.

Aulas coletivas são permitidas desde que adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Aulas de dança com contato físico (Ex. dança de salão) são permitidas desde que realizadas entre pessoas que moram na mesma residência, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento (1,5 metro em relação às outras pessoas), proteção (uso de máscaras) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Sim, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

 

As praças de esportes poderão funcionar com 40% da capacidade do local. Lembrando que todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários são de responsabilidade do usuário.

Recomenda-se a cada usuário, levar seu próprio kit com álcool 70% para realizar a higienização dos equipamentos antes de utilizá-lo. Bem como álcool gel 70% para higienização antes e após a prática da atividade.

Sim, com 40% da capacidade instalada do estabelecimento, funcionando 10 horas diárias, com horário máximo até às 22:00h e adotando todas as medidas de distanciamento (2 metros entre as mesas e 1,5 metro entre as pessoas), proteção (uso de máscara, retirando apenas para comer ou beber)  e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Lembrando que todos os clientes devem permanecer sentados respeitando o distanciamento.

Observação: O cliente que tenha iniciado o consumo antes das 22h tem 2 horas de tolerância e poderá permanecer no estabelecimento até a conclusão da refeição limitado ao horário das 24h (meia noite).

A utilização está permitida desde que adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários. Os idosos devem evitar utilizá-la quando estiverem sendo utilizadas por outras pessoas, principalmente de outras faixas etárias.

Recomenda-se a cada usuário, levar seu próprio kit com álcool 70% para realizar a higienização dos equipamentos antes de utilizá-lo. Bem como álcool gel 70% para higienização antes e após a prática da atividade.

Sim, desde que o local tenha alvará para esta finalidade, sejam adotadas todas as medidas de distanciamento (1,5 metro em relação as outras pessoas), proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários e que não permita que o público se levante para dançar.

Não.

Na fase amarela serão permitidos apenas treinos e aulas orientadas por profissionais, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento (5 metros quadrados por pessoa), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Os jogos podem gerar aglomeração, por isso nesta fase ainda não são permitidos.

Não, apenas estão autorizados a funcionar os estabelecimentos que tem capacidade para atendimento do público sentado.

Sim, desde que utilizado 40% da capacidade do local, adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Sim, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização do ambiente e das roupas, como previsto nos protocolos sanitários.

Não está permitido nenhum tipo de público durante a realização de jogos.

Depende.

Está autorizado apenas os eventos semelhantes às atividades de restaurantes, desde que utilizando 40% da capacidade do estabelecimento, adotando todas as medidas de distanciamento (2 metros entre as mesas e 1,5 metro entre as pessoas), proteção (uso de máscara, retirando apenas para comer ou beber) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Não está permitida a realização de bailes dançantes, somente está permitida a realização do jantar. Todos os convidados devem permanecer sentados respeitando o distanciamento.

Não é permitida a realização de campeonatos. A prática esportiva só está permitida para realização de treinos.

Os equipamentos culturais públicos como Bibliotecas, Museus, Casas de Cultura e Teatros podem funcionar para eventos com público sentado ou para atividades com controle de acesso e localização demarcada.

Não está permitido qualquer tipo de evento esportivo. Bem como realização de campeonatos ou competições.

Não.

As atividades das áreas de lazer devem ser suspensas, com exceção das atividades ou eventos com público sentado, desde que respeitado o distanciamento (2 metros entre as mesas e 1,5 metro entre as pessoas), proteção (uso de máscara, retirando apenas para comer ou beber) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Depende.

São permitidos somente os brinquedos individuais e coletivos passíveis de higienização antes/após cada uso (Ex. fliperamas, roda gigante, carrossel, gangorra, gira-gira, escorregador etc.).

É proibido o uso de brinquedos individuais ou coletivos para os quais não seja viável manter as medidas de higiene antes/após cada uso (Ex. brinquedos de tecido, massinha, etc.) e o distanciamento, piscina de bolinhas, “brinquedão”, cama elástica, etc.).

As crianças maiores de 2 anos devem utilizar máscara, com exceção dos casos especiais como, por exemplo, criança com espectro autista e/ou com Deficiência Intelectual.

Lembrando que devem ser adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Sim, desde que adotadas todas as medidas de distanciamento interpessoal (1,5 metro), proteção (uso de máscara) e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Não, a fase amarela é uma fase de flexibilização, mas há restrições para atividades com proximidade e contato; o apoio a este público deve ocorrer de modo online ou envio de atividades/brincadeiras.