Banner que leva para o site da Vacina.campinas.sp.gov.br
 

Perguntas e Respostas

As recomendações e orientações constantes neste documento estão em consonância com as diretrizes sanitárias vigentes e, portanto, são passíveis de revisão e eventuais alterações em função de mudanças do cenário epidemiológico da COVID-19 no município, na região e/ou no estado de São Paulo.

SIM, de acordo com o DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021, com público sentado ou em pé, com 100% de ocupação do estabelecimento, conforme a Resolução SS nº 151, de 06 de outubro de 2021, devendo respeitar as seguintes regras:

I - comprovação de esquema vacinal completo, ou, uma dose de vacina e teste negativo para covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento;

II - aos menores de 12 anos serão solicitados o teste negativo de covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento;

III - uso obrigatório de máscaras de proteção facial durante toda a permanência no local;

IV - disponibilização de álcool gel a 70% em locais de fácil acesso e em quantidades sufi cientes;

V -adoção de medidas para evitar concentração de pessoas e aglomerações;

VI - recomendação de distanciamento social de 1 (um) metro entre as pessoas.

VII - atenção aos protocolos de higiene e segurança como medidas de prevenção coletiva e de proteção individual visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19.

NÃO. De acordo com a Nota Técnica – NT 04/2021, fica facultativo para estes locais a solicitação do comprovante de vacinas ou testes negativos de covid -19.

 

NÃO. A aferição de temperatura corporal é recomendável, não é obrigatória, exceto para os estabelecimentos de ensino que devem realizá-la conforme protocolo sanitário do setor.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de higienização da superfície de troca de fraldas.

 

SIM, com 100% de sua capacidade, sem restrição de horário, com a adoção de medidas de higienização destes ambientes, bem como uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários nos períodos em que não haja consumo de alimentos e bebidas. Recomendável manter distanciamento/evitar aglomeração de pessoas.

 

SIM, com 100% de sua capacidade, sem restrição de horário, com a adoção de medidas de higienização destes ambientes, bem como uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários nos períodos em que não haja consumo de alimentos e bebidas. Orienta-se evitar aglomeração de pessoas.

Devem exigir somente em caso da ocorrência de eventos no local e neste caso, devem ser observadas as determinações do DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021 (vide pergunta 1).

SIM. Devem ser adotadas as medidas de higienização destes ambientes.

SIM. Se o evento for realizado em local amplo, que garanta distanciamento e o público estiver sentado, devem ser adotadas as medidas de higienização destes ambientes, bem como uso de máscaras de proteção facial por clientes e funcionários nos períodos em que não haja consumo de alimentos e bebidas. Se o evento for realizado em local fechado e tiver parte do público sentado e parte do público em pé, com pista/local para dança, consumo de alimentos e bebidas, devem seguir as determinações de eventos, do DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021 (vide pergunta 1). Recomendável manter distanciamento/evitar aglomeração de pessoas.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de higienização destes ambientes.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de higienização e uso de máscara de proteção facial. Recomendável manter distanciamento/evitar aglomeração de pessoas.

SIM. Todos os brinquedos de uso coletivo ou individuais estão autorizados a funcionar, devendo-se observar que se segue:

  • Para as crianças maiores de 6 anos, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório, com exceção dos casos especiais (Ex.: criança com espectro autista e/ou com Deficiência Intelectual). Já para crianças a partir de 2 anos, o uso de máscara de proteção facial é recomendado.
  • Devem ser adotadas as medidas de higienização do ambiente e brinquedos.
  • IMPORTANTE: caso o brinquedo esteja instalado nas dependências de um evento, os responsáveis pela organização devem respeitar as determinações previstas para eventos, conforme DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021 (vide pergunta 1).

 

SIM, sendo obrigatório garantir a manutenção periódica e limpeza semanal do sistema de ar-condicionado.

Observações:

  • Os sistemas de ar-condicionado que não possuem o recurso de renovação do ar (Ex. ar-condicionado de janela e Split), deverão estar funcionando em conjunto a ventilação natural, com portas e janelas abertas e deverão seguir as normas específicas de limpeza e manutenção do Plano de Manutenção, Operação e Controle.
  • Os sistemas de ar-condicionado especiais ou ligados a processo produtivo e de trabalho, tais como hospitais, salas limpas, indústria farmacêutica, entre outras, deverão seguir as normas específicas de limpeza e manutenção do Plano de Manutenção, Operação e Controle.
  • Na residência, não é permitido o uso de ar-condicionado no ambiente/cômodo onde esteja o morador suspeito ou confirmado de COVID-19. A movimentação do ar pode gerar a difusão de agentes nocivos à saúde humana.

O uso de ventiladores não é recomendado em ambientes compartilhados entre pessoas que não residam na mesma casa ou com grande circulação de pessoas.

Na residência, não é permitido o uso de ventilador no ambiente/cômodo onde esteja o morador suspeito ou confirmado de covid-19. A movimentação do ar pode gerar a difusão de agentes nocivos à saúde humana.

Quando o desconforto térmico for intenso, aceita-se a utilização do ventilador fixo em direção a porta ou janela forçando a entrada do ar externo, sem direcionar a pessoas.

SIM, estão permitidas todas as modalidades esportivas. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, assim como o Art. 2º do DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021. Os eventos esportivos seguem as normativas para eventos.

 

SIM, com troca de máscara quando estiver úmida, para manter a proteção oferecida pela máscara; a única exceção para o uso de máscara é durante a prática de atividades/esportes com imersão na água. As medidas de higienização do ambiente e superfícies estão mantidas.

SIM, com troca de máscara quando estiver úmida, para manter a proteção oferecida pela máscara e vedação de pessoas que apresentem sintomas respiratórios e/ou tiveram contato com indivíduos sintomáticos nos dias que antecederem as aulas. Devem ser adotadas as medidas de higienização do ambiente e superfícies.

SIM, desde que estejam usando máscara de proteção facial e adotem o protocolo de vacinação/testagem para eventos. Orienta-se evitar a aglomeração de pessoas.

 

SIM, estão permitidas as atividades de hidroginástica e natação. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscara, exceto para atividades dentro da piscina para atividades de imersão.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície e o uso de máscaras.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície.

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, exceto o uso de máscara dentro da piscina.

 

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscaras sempre que possível, com trocas quando ficarem úmidas;
e vedação de jogadores que apresentem sintomas respiratórios e/ou tiveram contato com indivíduos sintomáticos nos dias que antecederem os jogos.

SIM. A utilização está permitida para todos desde que adotadas todas as medidas de distanciamento, proteção e higienização previstas nos protocolos sanitários.

Recomenda-se a cada usuário, levar seu próprio kit com álcool 70% e utensílio para realizar a higienização dos equipamentos antes de utilizá-lo. Bem como álcool gel 70% para higienização das mãos antes e após a prática da atividade. As pessoas com mais de 60 anos deverão estar vacinadas com 3 doses da vacina contra a covid-19 (ou seja, o esquema vacinal completo e uma dose adicional).

 

SIM, tanto para práticas individuais quanto para as coletivas. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, bem como o uso de máscara de proteção facial. Os eventos com torcida seguem o protocolo de vacinação/testagem (vide pergunta 1).

 

SIM, tanto para práticas individuais quanto para as coletivas. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfícies, o ambiente deve ser bem ventilado, de preferência com ventilação natural, e o uso de máscara de proteção facial é obrigatório.

 

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscara de proteção facial, assim como o protocolo de vacinação/testagem para covid-19 (vide pergunta 1).

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscara de proteção facial, assim como o protocolo de vacinação/testagem para covid-19 (vide pergunta 1).

 

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscara de proteção facial, assim como o protocolo de vacinação/testagem para covid-19 (vide pergunta 1).

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, o uso de máscaras sempre que possível, com trocas quando ficarem úmidas;
os frequentadores que apresentem sintomas respiratórios e/ou tiveram contato com indivíduos sintomáticos não devem frequentar estes ambientes. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório, exceto para atividades esportivas aquáticas. Evitar aglomeração de pessoas.

 

SIM, desde que adotadas todas as medidas de proteção previstas nos protocolos sanitários e o uso de máscaras de proteção facial. Evitar aglomeração de pessoas.

 

SIM. Devem ser adotadas as medidas de proteção e higienização no ambiente e superfície, bem como o uso de máscara de proteção facial, com troca de máscara quando estiver úmida, para manter a proteção oferecida pela máscara e vedação de pessoas que apresentem sintomas respiratórios e/ou tiveram contato com indivíduos sintomáticos nos dias que antecederam as aulas. Recomenda-se manter o distanciamento/evitar aglomeração de pessoas.

 

 

SIM, desde que respeitado o uso de máscara de proteção facial durante o período em que não haja consumo de alimentos e bebidas e realizada higienização do ambiente e superfície. Recomendável manter distanciamento/evitar aglomeração de pessoas.

SIM. Todos os brinquedos de uso coletivo ou individuais estão autorizados a funcionar, devendo-se observar que se segue:

  • Para as crianças maiores de 6 anos, o uso de máscara de proteção facial é obrigatório, com exceção dos casos especiais (Ex.: criança com espectro autista e/ou com Deficiência Intelectual). Já para crianças a partir de 2 anos, o uso de máscara de proteção facial é recomendado.
  • Devem ser adotadas as medidas de higienização do ambiente e brinquedos.
  • IMPORTANTE: caso o brinquedo esteja instalado nas dependências de um evento, os responsáveis pela organização devem respeitar as determinações previstas para eventos, conforme DECRETO Nº 21.753, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021 (vide pergunta 1).