Prefeitura apresenta resultados de testagem para a Covid em profissionais de saúde

A Prefeitura de Campinas apresentou os resultados do Inquérito Sorológico, testagem para Covid-19, feito em profissionais da saúde, da rede pública e privada. Os dados foram divulgados durante transmissão do prefeito Jonas Donizette, pelas redes sociais, na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro.

De acordo com os dados do Inquérito Sorológico, foram testados 12.398 profissionais da área da saúde, pública e privada, incluindo equipes médicas, de enfermagem, de higiene, de limpeza, de nutrição, entre outros. Deste total, os resultados foram positivos em cerca de 10,5%.

A testagem em profissionais da saúde é um projeto do governo do Estado, por meio do Instituto Butantã, do laboratório Hilab, em parceria com os municípios. É um teste rápido, que detecta, por meio de exame de sangue (uma gota), se a pessoa produziu anticorpos, recentemente ou há mais tempo, contra o coronavírus.

O objetivo dessa testagem é avaliar a prevalência de profissionais de saúde que tiveram contato com o coronavírus. Os exames foram feitos em pessoas assintomáticas e que não tiveram resultado positivo para Covid anteriormente.

Do total de casos positivos, a maior prevalência foi na Rede Mário Gatti (hospitais municipais e as Unidades de Pronto-Atendimento - UPAs). Dos cerca de 3 mil testes feitos, pouco mais de 14% deram positivo.

“Estamos apresentando os números da testagem nos profissionais de saúde. Eles estão mais expostos ao risco. Do total de servidores municipais, que são 15 mil na ativa, 9 mil são da área da saúde. É nosso maior contingente”, disse o prefeito, Jonas Donizette.

Das demais unidades de saúde com resultados positivos, foram cerca de 12% nas equipes de Saúde Mental, na qual foram testadas quase 2 mil pessoas; pouco mais de 11% nos ambulatórios; 10% em outros hospitais; quase 10% nos distritos de saúde; 8% em centros de saúde e de atendimento domiciliar; e 3,5% do Paço Municipal.

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, explicou que os testes foram feitos em um sistema chamado Hilab. “É uma plataforma online, que envia os dados para o laboratório. Uma gota de sangue é colocada no equipamento, que faz a leitura e envia para uma central. Quem fez o teste recebe a resposta, em cerca de 15 minutos, no celular e no e-mail”, disse o secretário.