Prefeitura atualiza números do novo coronavírus em Campinas nesta sexta, 6

Os dados sobre a Covid-19 em Campinas foram atualizados nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, durante a live do prefeito Jonas Donizette. O município tem 38.622 casos confirmados da doença (ontem, quinta-feira, dia 5 de novembro, eram 38.498, são 124 a mais).

Há 559 casos em investigação (mesmo número de ontem), 84.478 foram descartados (eram 83.880, são 598 a mais). Também estão sendo investigadas 14 mortes.

O número de pessoas recuperadas chegou a 36.882 (eram 36.796, são 86 a mais) e há 206 pessoas em isolamento domiciliar (eram 168, são 38 a mais).

Os dados de pacientes internados e falecimentos foram divulgados parcialmente devido a instabilidades do sistema Sivep do Ministério da Saúde. De acordo com a atualização mais recente, de ontem, dia 5, foram registrados 1.333 óbitos e 198 pessoas estavam internadas com Covid-19.

Estrutura para pacientes Covid-19 continua montada

Segundo o prefeito Jonas Donizette, a avaliação é que há uma serenidade com relação ao atual estado da pandemia. “Permanece aquela linha de mais casos suspeitos sendo descartados e menos confirmados”. O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, ressaltou que o momento é bom, mas temos que estar sempre atentos pois a pandemia não acabou. “Teremos que manter uma convivência e quanto melhor isso for feito, menos corremos riscos.

A Prefeitura trabalha para a elaboração de um Plano de Contingência para uma possível segunda onda da Covid-19 e manterá a rede estrutural pública montada para atender a pacientes com a doença. Isso inclui os leitos do Hospital de Campanha no Ginásio dos Patrulheiros, que está desmobilizado, mas não desmontado.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, há um ciclo virtuoso de queda de casos e óbitos não somente diária, mas quinzenal e semanal. “Também existe uma taxa de positividade muito menor do que já foi no passado. Daquelas pessoas que vão ao Centro de Saúde com quadro gripais e se testam, a taxa de pessoas que dão positivo para Covid está em torno de 5 a 6%”. De acordo com ele, essa taxa – que mostra o número de testes positivos em relação aos feitos - já esteve em mais de 70%.

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou a Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.