Prefeitura autoriza venda de alimentos e bebidas não-alcoólicas nos cinemas

Os cinemas de Campinas poderão vender alimentos e bebidas não-alcoólicas no local assim que voltarem a funcionar. A previsão é que os complexos de cinema retomem as atividades na próxima semana.

A solicitação foi feita ao prefeito Jonas Donizette, durante reunião na quinta-feira, 10 de setembro, por representantes do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo e empresários do setor.

Durante o encontro, os empresários das redes de cinema e Sindicato alegaram que o consumo nas bomboniéres agrega na estrutura dos negócios do setor.

“Eu recebi todas as redes e os representantes do setor me explicaram que onde eles já reabriram, como por exemplo Belém, as salas estão tendo 8% de ocupação e até sessões vazias”, disse o prefeito.

Para garantir a segurança dos frequentadores, o consumo de alimentos e bebidas não-alcóolicas nas salas de cinema só será permitido quando a pessoa já estiver sentada na poltrona reservada antecipadamente. Não é permitido o consumo nos espaços de venda e nem em pé.

O distanciamento entre os espectadores deverá ser de um raio de 1,5m. As poltronas das fileiras da frente, de trás e das laterais deverão permanecer desocupadas. A exceção a essa regra só vale para pessoas do mesmo núcleo familiar ou que tenham comprado os ingressos juntas.

O uso de máscaras é obrigatório nesses espaços. Só é permitida a retirada do equipamento de proteção individual durante o consumo de alimentos e bebidas.

Alexandra Caprioli, secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, lembrou que uma preocupação constante tem sido com relação ao ar-condicionado das salas de cinema. Segundo ela, foram apresentados laudos que comprovam a segurança do sistema utilizado nos espaços de projeção.

“É importante dizer que nada estaria sendo aberto se não tivesse um grau de segurança. Nós queremos estimular a retomada e sabemos que será um processo demorado. Mas acho que da forma como está sendo feito, vamos ter entretenimento com segurança”, disse Alexandra.

Dados de Campinas

Os representantes do setor apresentaram durante a reunião dados que mostram como Campinas está nos rankings nacionais.

A cidade é a 9ª colocada no Ranking Brasileiro de Bilheteria em 2019: R$ 56,8 milhões; também é a 9ª no Ranking Brasileiro de Público em 2019: 3,3 milhões de espectadores; 10ª em número de salas: são 57; e 12ª colocada em número de cinemas: são sete complexos.

Todas as cidades com colocações melhores que Campinas são capitais.