Banner que leva para o site da Vacina.campinas.sp.gov.br
 

Solicitação Atestado Sanitário

Como solicitar o Atestado Sanitário e receber orientações de profissionais de saúde?

Opção 1: Ligue para Disque Saúde pelo telefone 160, escolha a opção 1 (assuntos Covid) e posteriormente opção 2 (atestado sanitário), ou

Opção 2: Acesse o link abaixo, leia as orientações e preencha o formulário

              https://gsc.campinas.sp.gov.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=160

 

Mas antes, entenda com a leituta abaixo o que é o Atestado Sanitário e em que situações ele pode ser solicitado ou não.

 

1) Atenção:

O Atestado Sanitário é somente para moradores de Campinas e/ou para pessoas que trabalham no município de Campinas.

 

2) Qual o objetivo?

É um documento para afastamento do trabalho, que pode ser solicitado por:

  • Pessoa Doente que apresente sintomas de síndrome gripal e/ou outros sintomas compatíveis com COVID-19 para que possam buscar avaliação médica.
  • Pessoa que é Contato Próximo ou Contato Domiciliar da Pessoa Doente que também pode solicitar o Atestado Sanitário, a fim de manter isolamento domiciliar e evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

OBS: algumas categorias profissionais não estão autorizadas a receber o Atestado Sanitário!

 

3) O Atestado Sanitário NÃO SERÁ emitido para:

- Profissionais de Saúde do setor público e privado (Exemplos: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros).

- Outros profissionais que atuam em hospitais do setor público e privado (Exemplos: segurança, limpeza, alimentação, administrativos e outros).

- Agentes de segurança do setor público e privado (Exemplos: forças armadas, polícia civil e militar, guarda municipal, penitenciárias e outros).

- Pessoas que não estão em período de transmissão/incubação, de acordo com a avaliação da autoridade sanitária.

Esclarecimento: os casos que não se enquadrarem na emissão do Atestado Sanitário, serão encaminhados para o Centro de Saúde, com encaminhamento por escrito.

 

4) O Atestado Sanitário poderá ser emitido para:

- Pessoa Doente com sintomas, que ainda não foi avaliada em uma unidade de saúde.

- Pessoa sem sintomas, que é um Contato Próximo ou Contato Domiciliar de uma pessoa suspeita ou confirmada de COVID-19.

- Pessoa sem sintomas, que é Contato Próximo de pessoa suspeita ou confirmada de COVID-19 em instituições coletivas, quando em investigação de provável surto, pelas equipes das Vigilâncias em Saúde Regionais e do CEREST.

- Pessoa sem sintomas, que realizou teste RT-PCR, RT-LAMP, teste rápido de antígeno ou teste rápido de anticorpos (IgM) e apresentar resultado positivo.

 

Esclarecimento: Como saber quem é um Contato Próximo ou Contato Domiciliar de uma pessoa suspeita ou confirmada de COVID-19?

  • ­Esteve a menos de 1 metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um suspeito ou confirmado, ambos sem máscara facial ou utilizando-a de forma incorreta.
  • Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um suspeito ou confirmado.
  • ­Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, entre outros) de um suspeito ou confirmado.

     Observação 1: Este contato deve ter ocorrido entre 2 dias antes até 10 dias após a data de início dos sintomas da pessoa suspeita ou confirmada para COVID-19.

     Observação 2: Mas, e se o contato for com uma pessoa já confirmada para COVID-19 que não teve sintomas? Nestes casos o contato deve ter ocorrido de 1 a 10 dias após a coleta do exame que teve resultado positivo.

 

5) Como funciona a emissão do Atestado Sanitário?

Ele é solicitado pela Pessoa Doente ou pela pessoa que é Contato Próximo ou Contato Domiciliar de uma pessoa suspeita ou confirmada de COVID-19. O solicitante informa a situação, relata os sintomas e o risco de exposição ao vírus transmissor da COVID-19 (SARS CoV-2) a que foi submetido. Estas informações serão analisadas por uma Autoridade Sanitária que avaliará a necessidade de afastamento ou não.

ObservaçãoAs informações são autodeclaradas e o solicitante responde civil e criminalmente, caso haja omissão de fato ou prestação de informações falsas. 

 

6) Quais são os sintomas de síndrome gripal e sintomas compatíveis com COVID-19 para solicitação do Atestado Sanitário?

A presença de DOIS ou mais destes sintomas abaixo:

  • Febre/sensação de febre
  • Coriza/nariz escorrendo
  • Tosse seca
  • Congestão nasal/nariz entupido
  • Dor de garganta
  • Tosse com catarro
  • Dor no corpo
  • Dor de cabeça
  • Perda de olfato
  • Perda de paladar

 

7) Como é o Atestado Sanitário para a Pessoa Doente (com sintomas)?

O Atestado Sanitário é emitido para um período de três dias em conjunto com um encaminhamento para o serviço de saúde para a pessoa ser avaliada, testada e receber (após avaliação clínica) um atestado médico completando o período de afastamento, se for necessário.

 

8) Como é o Atestado Sanitário para a Pessoa que é Contato Próximo ou Contato Domiciliar de Pessoa Suspeita ou Confirmada para COVID-19?

O solicitante deverá apresentar o atestado médico ou resultado de exame do Contato Próximo (que é a Pessoa Suspeita ou Confirmada para COVID-19). Após avaliação, o Atestado Sanitário poderá ser emitido por um período de até 14 dias, se for necessário.

Atenção: No caso de contato próximo com Pessoa Suspeita que posteriormente recebeu o resultado negativo, o isolamento deverá ser suspenso.

 

9) Como solicitar o Atestado Sanitário e receber orientações de profissionais de saúde?

Opção 1: Ligue para Disque Saúde pelo telefone 160, escolha a opção 1 (assuntos Covid) e posteriormente opção 2 (atestado sanitário), ou

Opção 2: Acesse o link abaixo, leia as orientações e preencha o formulário

              https://gsc.campinas.sp.gov.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=160

 

Fique sabendo: As solicitações de Atestado Sanitário feitas pelo 160 ou pelo link serão direcionadas para um profissional de saúde que entrará em contato com o solicitante pelo telefone registrado. A equipe que fará o contato é formada por profissionais de saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

 

10) Orientação para os profissionais da saúde que fazem atendimento aos pacientes suspeitos/confirmados de COVID-19 e queiram discutir os casos de afastamento: Entrar em contato pelo telefone 3272-1292.